A importância do anonimato e privacidade nos dias atuais
Num mundo que caminha para um futuro distópico, quanto menos eles sabem sobre ti, mais seguro está.
Com o avanço estatal e de big techs sobre os indivíduos, a soberania individual de todos vem sendo questionada. Tendo em vista que esse é um movimento crescente nos dias atuais precisamos tomar medidas para mitigar possíveis riscos a gente no futuro, para isso, privacidade e anonimato são questões prioritárias para escaparmos de eventuais problemas.
Privacidade, devemos buscar mais?
acho que se você já conversou com algum leigo sobre o tema, muito provável que ele tenha te respondido com algum daqueles clichês famosos como: "não tenho nada a esconder", "quem precisa esconder alguma coisa é bandido¨ ou "minha vida é um livro aberto". Só que essas respostas apenas escondem falta de conhecimento sobre o que realmente é privacidade.
Se quiser responder a essas perguntas é só retrucar com um "se não tem nada a esconder, basta me passar seu cartão de crédito e senha por favor". ficam pianinhos na hora.
Agora o seguinte, privacidade se pegarmos o dicionário:
Vida privada; intimidade, privatividade
Quer dizer aquilo que você mantém no seu privado, sua vida íntima e que cabe somente a você decidir pra quem você quer compartilhar e se quer compartilhar.
Uma parada exclusivamente SUA.
Por isso precisamos nos tornar conscientes dos problemas modernos que nos tiram privacidade e nem que seja somente tentar, mas diminuir nossa exposição de dados pessoais que possam ser usados contra nós em algum momento.
Por onde começo a ter mais privacidade?
Redes sociais
Redes sociais é o start que todos vão te dizer e também direi o mesmo. Instagram, facebook, twitter, reddit e afins. Diminua o uso, não poste coisas pessoas ou idealmente exclua todos que puder.
Se você não trabalha com redes sociais, não tem motivo para se usar elas no dia a dia.
Redes sociais sabem mais sobre você do que sua mãe ou você mesmo. Consumir todo dia conteúdo de algoritmos vão fazer com que as big techs mapeam seu comportamento e possam usar esse perfil montado para qualquer coisa que queiram.
Podem usar seu perfil para venda de produto, venda em mercado negro de infos ou até mesmo vender ou denunciar perfis de "risco" para organizações que podem passar a te fiscalizar mais de perto, diminuir seu score social e deixar sua vida ainda mais complicada.
Se ainda quer manter perfis em rede sociais, crie contas com emails anônimos e sempre as use com vpn. Evite que consigam fazer uma triangulação com sua identidade real.
Não poste coisas sobre você, evite ao máximo dar informações suas, por exemplo, se você posta fotos na sua casa com paisagem de fora, fica fácil do povo conseguir te localizar caso queiram fazer algo contigo.
Postar coisas enquanto ainda está no lugar então, um risco gigantesco, você nunca sabe exatamente quem tá vendo aquele story seu nem o que pode fazer com essa informação.
Agora conselho sincero, ideal mesmo é se livrar do máximo que puder de redes sociais, sério mesmo.
Seu celular é seu inimigo
Hoje é praticamente impossível viver em sociedade e não possuir um celular, seja porque aplicativos de bancos você só vai conseguir usar em um celular ou até mesmo coisas do governo hoje exigem um.
O que você pode fazer se possui android é ir desativando tudo que puder do google e desinstalando aquilo que não for essencial pro seu uso diário.
Substituir sua playstore por uma aurora e usar aplicativos open source da F-Droid também é uma boa.
Se for ainda mais experiente, consegue trocar o android por forks mais voltados para privacidade como o Lineage OS ou o Graphene OS (esse daqui eu sonho em usar em).
De resto aqui não tem muito o que você possa fazer, 99% dos smartphones vem com algum backdoor por trás do sistema que manda dados para sua central de informações.
Xiaomi manda para a china, Samsung para sua sede e assim por diante.
Alguns vão chamar de telemetria, mas na verdade é apenas um pequeno espião em seu bolso.
Gerenciador de senhas
Você usa a mesma senha para todas as suas contas a mais de 10 anos seguidos e o padrão dela é seu nome e data de nascimento? Você terá suas contas tomadas algum dia, não é questão de se, mas somente de quando vai ocorrer.
Um gerenciador de senhas vai te permitir adicionar senhas diferentes para cada site e conta que criar. Assim se aquele site vazar dados (o que ocorrer diariamente, até mesmo em sites grandes), você sabe que os danos vão estar limitados somente aquele site que vazou os dados, não afetando toda a sua vida.
Aqui você vai se pergutar qual usar e te digo, pra quem não tem nenhum, qualquer um é melhor que nada.
Mas recomendação pessoal posso te falar pra usar o Bitwarden ou o Keepass, ambos possuem extensões pra navegador e versão mobile.
O Bitwarden é mais amigável para iniciantes, então pode ir nele sem medo.
Segundo fator de autenticação
Junto com gerenciador de senha, você tem que se preocupar com 2FA, que hoje em dia é o mínimo que você precisa para deixar uma conta minimamente segura e evitar invasões.
Evite usar SMS como segundo fator por ele ser facilmente burlável. Se alguém liga pra sua operadora e fala somente seu cpf vai conseguir roubar seu número (sim, é frágil desse jeito essa budega).
Aqui dá pra usar o Bitwarden também na versão paga ele possui 2FA, mas o recomendado é utilizar outro aplicativo, para não deixar tudo numa cesta só.
Minha recomendação e o que uso é o Aegis.
Email é sua vida online
Se ainda usa o gmail como email principal, já passou da hora de trocar ou começar a migrar para opções mais gentis com sua privacidade.
Aqui não tem muito o que dizer, tutamail ou proton são as que mais vão te auxiliar nessa jornada.
Além do email, é bom você buscar também um aliases, que permite vc criar vários apontamentos para o seu email, não deixando seu email de verdade exposto.
Aqui pode utilizar versões pagas destes mesmos emails que falei acima. Por enquanto ainda não utilizo esses aliases, mas em algum momento que testar trago aqui para vocês.
Criptografe seus dados
Se está no windows, ative o bitlocker. Se for Linux utilize o LUKs, com isso seus discos estarão criptografados e preparados para possível acesso físicamente.
Criptografar seus dados é a primeira defesa que você tem contra pessoas que querem bisbilhotar seus dados.
Além das criptografias de disco, você também pode criptografar arquivos e pastas para evitar que drives, como one drive e google drive xeretem seus dados.
Sim, google drive e one drive analisam tudo que você coloca no drive deles, até por isso coisas de pirataria nesses sites acabam sendo derrubadas.
Seu PC
Falar que você precisa utilizar linux pode parece algo forçado, mas não é tá, hoje é a opção mais amigável parar privacidade. Muitas distros possuem telemetria opcional e como são de código aberto as pessoas conseguem verificar o que fazem cada coisa.
Sei que o windows possui muitas ferramentas e jogos que só rodam nele (apesar que pra jogo offline o linux tá uma uva), por isso ainda precisa manter seu pc principal como windows.
A dica aqui é, tente ir migrando para ferramentas open source, ou que ao menos tenham em ambos os sistemas para facilitar sua vida em uma possível migração futura.
(O windows recall vai ser uma aberração pro quanto conseguem se intrometer nos dados que produz no seu pc.)
Sobre distro linux, pode pegar qualquer base debian que vai se dar bem.
Minha recomenações são o Linux mint ou Archlinux (esse para quem quer brincar mais.)
Seu navegador precisa estar seguro
Se utiliza o google chrome padrão todos os seus dados estão sendo enviados para o google e não adianta entrar em modo anônimo que isso não muda nada no final.
Ideal aqui é migrar para um firefox e fazer configurações de privacidade nele. Ou tentar algum navegador chromium based com menos lixos de telemetria e envio de dados.
Aqui dá pra recomendar o Brave, firefox (vai precisar configurar) e o librewolf.
Pro dia a dia coisas como o tor browser é uma bazuka para matar uma mosca.
Troquei meu navegador, e ai?
Ideal é colocar algumas extensões e configurações de privacidade para ajudar com possíveis envios de dados.
Ublock origin é obrigatório, bloqueia os ADS horriveis e impede que muitas requisições com seus dados sejam feitas.
Configurar um DNS over HTTPS também vai te ajudar a forçar seu navegador a utilizar um dns mais seguro se comparado ao padrão do seu provedor de internet.
Depois disso, há coisas que vai a nível paranoíco, como por exemplo, extensões para bloquear o javascript ou mesmo direto nas configurações do navegador. Aqui é pra quem é tryhard mesmo, já que a experiência de uso fica horripilante.
Ao desativar os scripts, os sites em maioria vão quebrar e não funcionar direito na maioria dos pontos. Pelo menos com isso você quais sites foram pensados em funcionar sem precisar de scripts por trás que você não abrir para ver exatamente o que estão fazendo.
Controle Estatal e de Big Techs
Já falei mais acima sobre como a produção de dados da gente vem sendo redirecionado para o estado e grandes corporações. O que não sabemos ainda é o que exatamente elas vão fazer com esses dados.
A suposição que mais faz sentido é o avanço de mais controle sobre os individuos, controle do que é verdade ou não e o de mãos de ferro com quem seja visto como inimigo para o interesse seja do estado seja das grandes corporações.
Nesse ponto quase não há distinção sobre como ambos esses poderes são malignos para as pessoas comuns no mundo. Hoje se você é banido do google, nem mesmo aplicativo de banco consegue usar num android, o que é um poder imenso que não devia estar na mão de ninguém.
Mesma coisa se seu cpf for colocado numa lista de pessoas "perigosas" seja lá qual regime seja que esteja no poder, basicamente é um assassinato jurídico da sua pessoa.
Por fim
Você não precisa ficar bitolado em privacidade e anonimato, apenas basta ir estudando conforme seu interesse for chegando e vai mudando ferramenta por ferramenta.
Nada muito abrupto, torne a mudança algo banal.